quarta-feira, setembro 14, 2005

A gigante



A gigante nem se via. Movia os seus esforços hercúleos e deslocava o mundo consigo. O mundo mexia-se no espaço e a gigante mais parecia o Atlas carregando-o às costas. Mas não era.
A gigante era uma formiga. Os seus esforços incomensuráveis destinavam-se a carregar consigo um objecto que a ultrapassava em dimensão cerca de 50 vezes, talvez mais.
Seria um objecto necessário, pensamos. Seria, mesmo, um objecto imprescindível. No entanto, não era, de forma alguma, nem necessário, nem imprescindível.
Tratava-se de uma pena de pombo, comprida, lustrosa, bonita. Uma pena que parecia mover-se sozinha. Uma pena que andava colada à parede. A pequena Amazona nem se via, com o seu corpinho preto agarrado à ponta da pena.
Estaria a coleccioná-las? O pombal ali perto forneceria ampla matéria para esse passatempo. Teria gostado daquela matiz particular de azuis e cinzentos? Estaria deprimida?
Ao contrário do que é costume, não se avistava nenhuma compatriota da nossa amiguinha nas redondezas. Sob o sol escaldante e ofuscante ter-se-iam refugiado no formigueiro, onde descansariam a apanhar o fresco da terra e a saborear lentamente um qualquer delicioso repasto.
Estaria perdida? Procuraria construir uma cabaninha sob a qual se pudesse abrigar? Ou, talvez, procurasse algo de inovador para a decoração do formigueiro... Já podia imaginar a cara das colegas da colónia ao verem o que trazia para animar o ambiente! Era oficial, era uma formiga decoradora de interiores, talvez a primeira de sempre.
Com o orgulho estampado no rosto, afastou-se lenta e esforçadamente carregando a sua pena de pombo ao longo do passeio.

5 comentários:

Lu disse...

Era um colchão fofinho, ou uma cortina sedosa...

anoeee disse...

Um colchão fofinho! Depois punha-se em pijama e ficava a saborear uma grande gota de néctar recolhido de uma flor colorida.

Lu disse...

Hummmm... Assim também queria ser formiga!

Anónimo disse...

era um colchão de pena pá rainha

rafael disse...

anda tudo a olhar para os bichos nas paredes?

me hay gustado muito guapo(a)