sexta-feira, setembro 23, 2005

Solidão?

Cada um está a sós com aquilo que é (Man ist allein mit was man ist. - Novalis). O que não quer dizer que não se possa sair de si. A comunicação é o milagre que permite que isto aconteça. O impossível concretizado é quando me dizes algo que tem tudo a ver comigo. Como se soubesses, como se me conhecesses por dentro. O impossível. Cada um está só, mas estamos todos sós da mesma maneira, o que faz de nós criaturas semelhantes e possibilita a comunicação.
Para mim é maravilhoso o diálogo, tão maravilhoso que não estranho minimamente os mal-entendidos, os desencontros, as discussões. Para mim essa é a regra. Quando o entendimento é total maravilho-me, nesses momentos acalenta-me a pálida visão de uma humanidade unida.
O auge da comunicação, a situação em que te entendo melhor, é, para mim, o amor. No amor, tudo se faz veículo e falas-me com a voz, sim, mas também com o olhar e com o corpo e, até, com os teus silêncios. Através do amor, nada será silenciado.
In a matter of speaking I just want to say that I could never forget the way you told me everything by saying nothing (Tuxedomoon e, agora, também Nouvelle Vague).

10 comentários:

Anónimo disse...

Linnnnnnnnnndo. LINDO! Anoeee, parabéns! ;)
É liiiiiinnndo em cada pedacinho em cada cantinho em cada voo.
liiiinnnnnndo!

Anónimo disse...

comigo eu não me sinto só, comigo está uma enorme alegria, a alegria de estar comigo :)

Lu disse...

E a linguagem dos silêncios não precisa de tradução.

Mas eu sinto-me só, quando estou só ou acompanhada. Felizmente este sentimento de vazio é raro.

anoeee disse...

É que nós estamos sós, mas a nossa solidão engloba tanta gente...

Tento aprender a encontrar os outros dentro de mim, seguindo a ideia de que não posso apreender nada que eu não tenha em mim.

Procura os teus lugares preferidos em ti, as tuas pessoas preferidas, os teus livros preferidos, os teus amigos, e, de repente, até te assustas com a quantidade de pessoas que moram em ti.

Temos o mundo inteiro dentro de nós.

Anónimo disse...

"In a matter of speaking I just want to say that I could never forget the way you told me everything by saying nothing."

A frase acima é linda no contexto em que está.

Imagina que a mesma é enviada por um desprezado a um desprezador.

anoeee disse...

É que me faz sempre lembrar aqueles diálogos tão intensos que se tem em silêncio, quando se está apaixonado...

Anónimo disse...

Concordo. Nesses momentos de amor-paixão puros (puros no sentido em que se é tomado completamente pela experiência esvaziada de pensamento), momentos que eu considero divinos: "In a matter of speaking I just want to say that I could never forget the way you told me everything by saying nothing.", é como se a percepção fosse cristalina e se se fosse mais "lucido(a)". Eu considero o estado do amor mais lucido do que tudo. É assim que se forjam as nossas almas em novas cores.

Unknown disse...

Dizemos adeus à solidão quando nos encontramos nela.

Anónimo disse...

a solidão pode tornar-se um hábito, neste caso não haverá adeus à solidão.

Lu disse...

"And this loneliness,
It just won't leave me alone"
Portishead