segunda-feira, novembro 14, 2005

Orfeu e Eurídice



Quando Orfeu tocava a sua lira, toda a natureza parava para ouvir. Orfeu tocava a sua canção de amor por Eurídice.

Minha Eurídice! Gotas de orvalho saboreadas de corolas brancas puríssimas, mel resinoso de árvores cobertas de musgo, sabor a terra fresca e perfumada...

Um dia, Eurídice foi atacada por uma serpente e morreu. Orfeu ficou destroçado e as suas canções tornaram-se tão infinitamente tristes que toda a natureza chorava com ele, pela perda do seu amor. Até os Deuses se comoveram e o vieram aconselhar.

Orfeu dirigiu-se à entrada dos Infernos e tocou a sua música, o seu lamento. Aí, o próprio Hades e Perséfone se comoveram, coisa nunca antes vista e que nunca mais aconteceu, e deixaram-no levar Eurídice de volta ao mundo. A condição, porém, era que Orfeu nunca se voltasse para trás para ver o rosto de Eurídice enquanto não saísse dos Infernos. De mão dada a Eurídice, Orfeu dirigiu-se de volta ao mundo.

O seu coração batia descompassadamente de tanta ansiedade. A mão de Eurídice na sua estava fria como uma rocha. Sentia-a inerte e pesada. A inquietação perturbava-o de tal forma que andava aos tropeções. Duvidava... Não conseguia esperar! Tinha de resistir à tentação de olhar para Eurídice.

Minha Eurídice, se os Deuses me enganaram nunca mais te verei... Não levarei comigo mais do que esta sensação da tua mão gélida? Não verei, pelo menos, uma vez mais o teu rosto?

Amor que é amor arrisca tudo por um único momento de partilha.

Quando se virou, Orfeu não viu senão a floresta. A doce voz fez-se ouvir na sua cabeça, como se soasse no seu interior.

Adeus Orfeu, nunca mais me verás...

O silêncio cobria tudo.

Então Orfeu deixou sair um lamento tão profundo e de dor tão imensa como nunca se tinha ouvido e o mundo inteiro chorou...

10 comentários:

Alexandre disse...

BURROOOOOOOOOOOOo!!!!!!!!!!!!
fod$#&/&%$"#$ estupido do car#"$%%$/%/&#"$
humpf!

Anónimo disse...

nunca percebi as condições dos deuses

Lu disse...

Também chorei com o lamento de Orfeu.

anoeee disse...

Simbolicamente o Orfeu desistiu do mundo e do amor terrestre para obter o conhecimento (descida aos infernos). A Eurídice representa o conhecimento que o Orfeu, como a maioria dos homens, esteve tão perto de obter mas deixou escapar por... bem, por ser demasiado humano.

Lu disse...

Esperar é uma virtude. Impaciência é um defeito.
Não me sinto virtuosa, mas ainda não desisti.

Anónimo disse...

---Condições dos deuses---
A mim, parece-me chantagem, nada mais. Deuses criados por humanos, são reflexos dos comportamentos dos progenitores da era em que foram criados.

Anónimo disse...

Eu mulher sou a ponte para o céu, para o Divino. :)

Anónimo disse...

O Rafael?!

Anónimo disse...

Acabei de perder minha Eurídice...

Eurííííídiceeeee!!!

Anónimo disse...

Acabei de perder minha Eurídice...

Eurííííídiceeeee!!!