sexta-feira, abril 28, 2006

Dentro ou Fora?

Onde está a sua capacidade de frémito? Dentro ou fora?

Existe um sistema bem escondido no coração do cérebro e que se chama de sistema de activação reticular. É aqui que se decide qual o nível médio de actividade cerebral: alto ou baixo.

Aqui se separam as estirpes.

Quem tem um nível alto de actividade cerebral procura evitar mais estímulos fortes, para não se sentir esmagado pelo excesso de estímulos, são as pessoas sensíveis. Viram-se para actividades que lhes permitam lidar com o imenso volume de estímulos que lhes vêm de dentro, evitam as confusões e grandes multidões. Viram-se para dentro: procuram entender o mundo com base em aspectos interiores - são introvertidos.

Os que têm um nível baixo de actividade cerebral procuram estímulos fortes, festas, confusão e alegria, barulho! Viram-se para actividades que lhes permitam obter estímulos, para não se sentirem vazios, para preencherem o seu interior e se valorizarem. Viram-se para fora: procuram dar sentido ao mundo com base no exterior -são extrovertidos.

Onde está a sua capacidade de frémito? Por dentro ou por fora?

A minha está por dentro. Mas isso não é nada que umas cervejinhas não resolvam quando a ocasião surge...

8 comentários:

Anónimo disse...

Eu sou HIPERsensivel e extrovertida, com muito regredo, claro, que se torna muito intenso, e doloroso. Às vezes queria ser menos sensivel mas a melhor parte de mim é a minha sensibilidade, é a minha inteligência preferida :)

Anónimo disse...

Só mesmo a Insensivel da Eva pra gramar o Adão Lol

Anónimo disse...

MUITO BOM!!!
Alguém que entende a sensibilidade!
O que me faz confusão é a incapacidade sequer para tentar compreender a sensibilidade.

rafael disse...

hey, há algo de estranho na tua teoria, parece ser muito simplista. onde a arranjaste?

Anónimo disse...

Rafael, não é uma teoria!
Pá, se eu fosse o Merlim ou alguém do género, transformava-te num sensivel durante 24 horas para ver se entendias de uma vez por todas que a sensibilidade não é uma teoria. Google sensitive people e significados afins, meu caro!

rafael disse...

não é uma teoria?

Anónimo disse...

Não é uma teoria! Ser sensivel é um facto, uma realidade. Não é uma questão de mentalidade! É um facto uma realidade. Como é que eu vou provar isto?
Achas que estar apaixonado é uma teoria? Como é que provas?
A diferença entre a paixão e a HIPERsensibilidade é que a paixão eventualmente passa.

Anónimo disse...

há pessoas que conseguem distinguir 3 mil e tal cores e há os daltónicos.